Cloud Computing: vantagens e desvantagens que você precisa saber

Cloud Computing: vantagens e desvantagens que você precisa saber

Entender as vantagens e desvantagens da cloud computing é essencial para saber se realmente vale a pena o investimento. Em sua empresa, você já discutiu sobre o assunto? Saiba que é muito importante olhar para os dois lados da moeda antes de adotar a solução.

No entanto, não há como negar que a popularidade deste modelo de computação já diz muito sobre sua eficiência. De acordo com estudo divulgado na revista Forbes, o mercado de computação em nuvem pública (incluindo os nichos SaaS, IaaS e PaaS) deve terminar 2020 com um valor de quase US$ 300 bilhões.

Esse crescimento tem motivos, é claro.

A cloud computing ajudou negócios a diminuírem as barreiras entre seus produtos, soluções digitais e seus clientes, sejam B2C ou B2B. Com ele, se tornou mais fácil acessar softwares, aplicativos e ferramentas. Afinal, tudo é feito por meio da Internet.

Além disso, a cloud computing serviu para flexibilizar o armazenamento de dados, potencializando a escalabilidade de qualquer negócio. Dessa forma, crescer já não era uma questão complexa — bastavam apenas alguns cliques.

Ou seja, com a cloud computing, além de alta disponibilidade, as empresas tiveram a certeza da agilidade por trás de cada processo. Ainda assim, é preciso de um olhar amplo: nem só de vantagens vive a cloud computing, certo?

Bom, é claro que há desafios, especialmente em relação com os objetivos do seu negócio. Por isso, antes de decidir pelo investimento, é essencial avaliar as vantagens e desvantagens da cloud computing.

Cloud Computing: Vantagens e Desvantagens

Mas afinal, o que torna a cloud computing um investimento tão necessário? Há, por trás dessa inovação, algum aspecto negativo?

Como se sabe, toda nova solução corporativa pode agregar valor em muitas frentes, mas limitar outras. Entender esses pontos vai garantir a compreensão fim-a-fim sobre a cloud computing e a viabilidade da sua adoção.

E então, que tal aprender? Siga na leitura!

Cloud computing: vantagens

Seria a cloud computing um novo passo na consolidação dos negócios digitais? Bom, ao que tudo indica, sim! Confira o porquê:

Mais armazenamento

Diferente dos limitados hardwares, nos quais a capacidade de armazenamento era fisicamente restrita, na cloud computing não há esse tipo de problema. Ou seja, o seu armazenamento pode ser realmente ilimitado!

E isso conta muitos pontos em negócios que pretendem escalar rapidamente, bem como proteger seus dados (e backups) sem se preocupar com riscos como desastres naturais.

Menos custos

Há o consenso de que uma das principais vantagens da cloud computing é seu preço. Isso é verdade? É claro, especialmente se você colocar ao lado do custo-benefício da solução.

Para a empresa, basta assinar o pacote da provedora e acessar o aplicativo, a plataforma de aplicativos ou mesmo a infraestrutura inteira via Internet, com login e senha. Não é necessário, portanto, investir milhares de reais em infraestrutura física para comportar seus datas centers, economizando muito!

Finalmente, a mobilidade

Chega de ficar limitado ao escritório: com a cloud computing, seus funcionários acessam os recursos e dados onde e quando necessitarem. Ou seja, a produtividade é contínua, independentemente do local de trabalho. Apenas uma conexão com a Internet e um dispositivo para realizar o acesso são necessários.

Disponibilidade e segurança

Ao contratar o serviço de uma provedora, é praticamente certo que você terá 100% de disponibilidade nas mãos. Ou seja, qualquer serviço é acessível a hora que você precisar.

Por parte da provedora, vários protocolos rígidos e balizados internacionalmente são seguidos para assegurar também a segurança dos seus dados. Assim, uma das portas para entradas de ameaças é blindada de forma definitiva. À sua empresa, portanto, caberá a responsabilidade de realizar o mesmo, fechando assim todas as brechas.

E muito mais vantagens específicas

A cloud computing traz em seu pacote uma infinidade de vantagens específicas, sob medida para o seu negócio e seu nível de produtividade. Aqui, citamos algumas:

  • As atualizações são automáticas, com notificações constantes para manter todos à par.
  • As configurações de sistema são facilitadas, pois toda infraestrutura é pensada para facilitar a navegação. O objetivo é que você se instale e comece a operar na hora!
  • Tudo isso, claro, termina em vantagem competitiva para o seu negócio. Com a possibilidade de alinhar a produtividade com seu real nível de demanda, sua empresa responde às exigências do mercado em tempo real.

Cloud computing: desvantagens

E agora, sobram desvantagens para comentar? De fato, a cloud computing é uma solução bastante completa. Por isso, os pontos baixos podem se concentrar na prestadora de serviço.

Então, no que se atentar? Explicamos:

  • Dependência da Internet: sem uma boa conexão, seu acesso à nuvem pode ser comprometido.
  • Segurança: sem um plano eficiente de segurança de dados, você pode deixar a porta aberta para ameaças.
  • Migração: na falta de uma empresa especialista, a migração dos dados pode ser confusa e demorada.

Por que a sua empresa deve utilizar a nuvem?

A cloud computing é um passo que sua empresa dá em direção a um futuro calcado na Transformação Digital. É uma evolução quase que natural — e essencialmente necessária — para qualquer negócio.

Além de fomentar sua competitividade, flexibiliza suas operações. Com isso, seu time pode realizar entregas de qualquer lugar, o que conversa com as novas modalidades de trabalho, como o home office.

Além disso, os custos são sob medida: você paga pelo que usa e necessita. Não há sobras e nem desperdícios. E a mesma lógica se aplica ao seu crescimento: além de escalável, está alinhado à sua necessidade.

Tudo isso resulta na construção de um ambiente de TI moderno, no qual as soluções se conversam, integradas em um ecossistema de dados robusto e seguro.

Como a Etherium Tech pode ajudá-lo?

E agora, decidido em apostar na cloud computing? Essa é uma decisão que pode fazer toda diferença no seu negócio, mas como falamos: é necessário contar com especialistas para isso.

A escolha de um serviço, a migração e o gerenciamento do ambiente em nuvem exigem conhecimentos de gente experiente. Felizmente, experiência e know-how não faltam à EtheriumTech!

Como empresa, nos dedicamos a usar a nossa expertise para melhorar a relação de nossos clientes com a tecnologia, potencializando seus resultados.

Com atendimento personalizado, ajudamos o seu negócio a entender as suas necessidades e indicamos a melhor plataforma (multi-nuvem) para suprir as demandas.

Assim, nos colocamos como braço direito na modernização do seu negócio.

E então, que tal dar esse passo agora mesmo? Não perca tempo e converse com um de nossos consultores comerciais!

Leave a comment