COVID-19: cidade de Amparo (SP) inicia campanha de vacinação com o sistema da startup EtheriumTech

O cadastro para a vacinação pode ser feito no site da prefeitura e acompanhamento do status via aplicativo Telegram 

Registro da aplicação da vacina contra a Covid-19, na população de Amparo 
Imagem: Secretaria Municipal de Saúde de Amparo 

No dia 22 de janeiro, o município de Amparo, localizado no interior de São Paulo, iniciou a campanha de vacinação contra a Covid-19, por meio do sistema de cadastramento desenvolvido pela empresa EtheriumTech – especializada em infraestrutura cloud e datas centers. Com o objetivo de evitar aglomerações e organizar os grupos a serem vacinados, a Prefeitura Municipal de Amparo lançou a plataforma de pré-cadastramento e diversos conteúdos explicativos para a população. 

Com 72 mil habitantes, a cidade já recebeu mais de 18 mil cadastros através do site da prefeitura, www.amparo.sp.gov.br, onde mediante a disponibilidade da vacina e respeitando a ordem dos grupos a serem vacinados, o cidadão receberá o agendamento da vacinação via Telegram – aplicativo disponível para celulares. nas lojas virtuais Play Store (Android) e App Store (IOS).  

No momento, o grupo prioritário a ser vacinado corresponde a idosos com mais de 85 anos. Para estes, a administração pública disponibilizou uma central telefônica para ajudar no cadastro, visto que a maioria não faz uso da internet.  

Sistema EtheriumTech 

O sistema desenvolvido promoveu agilidade na coleta dos dados cadastrais, inseridos pelos cidadãos, por meio de tela pública no site da prefeitura. Através do serviço analitycs, os dados são mapeados e divididos nos grupos prioritários, com a criação de agendas dos grupos de cada fase da vacinação – determinados pelos órgãos de saúde do Estado de São Paulo. Além disso, o sistema garantiu a organização e total segurança dos dados de todos os cidadãos.  

CTO da EtheriumTech, Márcio Lima, contextualiza que o sistema vai além da gestão digital e controle da fila de vacinação, uma vez que com a análise de dados já existentes é possível identificar a porcentagem exata da população que se encontra na primeira fase da imunização e a projeção para os demais grupos.  

“O sistema que implantamos promove uma campanha de vacinação inteligente, proporcionando assertividade na tomada de decisão por parte da Secretaria da Saúde, com base nos dados coletados. Por intermédio de indicadores, a gestão consegue mapear a quantidade de pessoas que os postos de saúde estarão aptos a vacinar simultaneamente, assim como quantificar o número de profissionais de saúde que estarão disponíveis para o suporte na campanha”, destaca Lima. 

A fim de facilitar o compartilhamento de informações, status de cada grupo e andamento dos agendamentos, o aplicativo Telegram foi acoplado ao sistema para enviar notificações. O app pode ser baixado nas lojas virtuais para celulares: Play Store (Android) e App Store (IOS). 

Para o Secretário de Saúde, da cidade de Amparo, Fernando Gabriel Cazotto, o aplicativo foi pensado como reforço na agilidade do processo de agendamento da vacinação, onde a segurança de dados endossa que nenhuma equipe vinculada ao serviço público tenha acesso ao agendamento da população, garantindo assim que a ordem prioritária seja cumprida corretamente. 

“Por meio do Telegram, a equipe de saúde não precisa ligar para todos os moradores da cidade informando sobre o horário e dia da vacinação de cada um, pois a população já recebeu seu agendamento por mensagem no aplicativo, o que facilita e agiliza o processo da vacinação em Amparo”, relata o secretário. 

De formato intuitivo e fácil manuseio, tanto para o uso da população quanto para a gestão da prefeitura, o sistema vem contribuindo com agilidade, eficácia e transparência da campanha de imunização contra a Covid-19 no município, que já tem o reconhecimento da população no quesito organização.  

“A população de Amparo nos retornou com ótimas reações quanto à divulgação de todo o processo da vacinação em nosso município, desde o cadastro até o recebimento da vacina. O sistema atendeu às expectativas, pois facilitou e tornou mais rápido o cadastramento da população amparense”, destaca Fernando Cazotto.  

Sobre a EtheriumTech 

A EtheriumTech é uma empresa especializada em infraestrutura cloud e data center, promovendo experiências personalizadas aos seus clientes, com base no novo conceito de tecnologia que visa oferecer serviço sob demanda, melhor custo-benefício, agilidade, qualidade e segurança. Conheça mais: https://www.etheriumtech.com.br  

Fonte para entrevista 

Márcio Lima – CTO (Diretor de Tecnologia) da Etherium Tech | Graduação em Processamentos de Dados e Redes de Computadores e MBA em Segurança da Informação, pelo Centro Universitário UniMetrocamp Wyden em Campinas | Atua há 19 anos, nos seguintes segmentos: Infraestrutura de TI, DevOps e Segurança da Informação – dedicando-se nos últimos três anos às tecnologias para Proteção de Dados. 

Fernando Gabriel Cazotto – Atual Secretário de Saúde, da cidade de Amparo | Ex-presidente do Hospital Beneficência Portuguesa de Amparo, empresário dos ramos de turismo, gestão empresarial e saúde. Advogado, especialista em direito público e tem formação como psicanalista clínico, área em que atualmente cursa sua pós-graduação. 

Informações para a imprensa 

Milene Rolan | imprensa@etheriumtech.com.br  

Tel.: 11. 9 9246-5780 

Leave a comment