Nuvem Pública x Nuvem Privada: qual escolher?

Nuvem Pública x Nuvem Privada: qual escolher?

O cloud computing, que há muito já faz parte do dia a dia das pessoas, vem se tornando cada vez mais essencial no mundo dos negócios. Mesmo que a escolha entre nuvem pública x nuvem privada seja um desafio, empresas dos mais diversos ramos, de pequeno ou grande porte, estão adaptando seus processos e investindo em infraestrutura de computação na nuvem. 

Somente no Brasil, a transformação digital gerou um crescimento de 30% para as organizações líderes do mercado nos últimos dois anos. Segundo projeções da consultoria Gartner, o mercado global de serviços de computação em nuvem pública deve alcançar, até 2022, US $354,6 bilhões. 

Esses números demonstram não apenas o quanto o mercado é promissor para os provedores, mas principalmente o quanto essa tecnologia está no topo da lista de investimentos na área de TI.

Para as empresas que ainda não se adequaram, trazemos também um alerta: seus concorrentes, provavelmente, estão migrando seus processos para a nuvem, e acabarão com uma vantagem competitiva no mercado.

Portanto, é chegada a hora de entender as diferenças entre nuvem pública x nuvem privada, sabendo qual modelo é o recomendado para o seu negócio. E enfim, fazer os investimentos necessários e obter uma série de benefícios como: redução de custos, mobilidade e acessibilidade, aumento da produtividade, entre tantos outros.

Nuvem pública x nuvem privada: entenda as diferenças

Antes de trazer as diferenças entre nuvem pública x nuvem privada, é importante conceituar rapidamente o que é nuvem. Bom, sabemos que na tecnologia não se trata daquelas formas brancas que ficam no céu, não é mesmo?

Porém, quando falamos de computação e armazenamento na “nuvem”, a ideia remete justamente a isso: a sensação de que os dados estão sendo guardados em algum lugar da atmosfera. Mas não se trata disso.

De modo simples, podemos definir “nuvem” como “o computador alheio”. Ou seja, ao invés de guardar arquivos e informações em seu próprio dispositivo, os dados são hospedados em servidores de terceiros, que são as empresas especializadas. Assim, essas informações ficam disponíveis 24/7, já que o acesso é feito através da internet, de qualquer lugar.

No nosso cotidiano, lidamos constantemente com dados na nuvem: músicas por streaming, e-mails, nossas fotos nas redes sociais – entre outros. Tudo que é acessado está armazenado na nuvem.

Vejamos agora o que são nuvens públicas e privadas e quais as diferenças entre cada tipo:

Nuvem pública

Quando falamos de nuvem pública, nos referimos a um modelo de infraestrutura que pertence a um provedor externo. Este, por sua vez, terceiriza o serviço de armazenamento de dados, disponibilizando um ambiente compartilhado.

Ou seja, a nuvem pública armazena as informações dentro de um servidor com alta capacidade, mas que permite acesso de diferentes usuários. Obviamente esse acesso é restrito para cada cliente por login e senha.

Como os custos de desenvolvimento desse tipo de estrutura são menores, o serviço também costuma ser mais barato e o mais comum. Geralmente é utilizado para aplicativos, sistemas ERP, armazenamento e backup, além de ambientes de desenvolvimento e teste de softwares.

Vantagens da nuvem pública

A principal vantagem da nuvem pública está relacionada ao valor mais baixo do serviço. Isso se dá pelo fato de que todos os custos com hardware, largura de banda e aplicativos são do provedor. Além disso, a cobrança é feita pelo sistema pay-per-use, que significa que a empresa paga somente por aquilo que utilizar.

Outras vantagens da nuvem pública são:

  • escalabilidade ilimitada;
  • recursos conforme a demanda;
  • disponibilidade imediata;
  • confiabilidade, devido a uma rede de servidores mais ampla.

Desvantagens da nuvem pública

Apesar de oferecer acesso imediato aos serviços, a nuvem pública não permite a customização dos recursos. Ou seja, o padrão é o mesmo para todos os clientes, e isso pode ser considerado uma desvantagem se a empresa necessita de infraestrutura mais específica.

Outro fator está relacionado à segurança. Comparada com outros modelos de nuvem, a questão da privacidade é um ponto que pode depor contra a nuvem pública, pois as chances de ocorrerem problemas tendem a ser maiores.

Afinal, como os dados ficam armazenados num ambiente partilhado com outros usuários, possíveis falhas na segurança podem expor suas informações. Nesse sentido, a nuvem pública não é recomendada para empresas que trabalham com dados altamente sigilosos, como instituições financeiras, por exemplo.

Nuvem privada

Podemos comparar o conceito de nuvem privada a um grande armário, no qual uma única empresa possui acesso para guardar seus dados. Nesse modelo de nuvem, todo o sistema é protegido por firewall, e os recursos são exclusivos da organização.

Sua localização física pode ser num data center que fique dentro da própria empresa ou em um provedor terceirizado, com software e hardware dedicados a um único usuário. 

Geralmente esse tipo de nuvem é implementado por grandes corporações, que necessitam atender diversas filiais, como por exemplo, redes de lojas de departamento e multinacionais.

Vantagens da nuvem privada

A principal vantagem da nuvem privada está na segurança, que é muito maior em relação à nuvem pública. Além disso, possibilita uma customização completa dos serviços, junto com alguns benefícios como, flexibilidade, automatização e monitoramento.

Outra vantagem da nuvem privada é o controle 100% interno dos servidores, o que garante maior privacidade de informações. Além disso, por serem servidores dedicados, a infraestrutura da nuvem privada oferece mais recursos de desempenho.

Desvantagens da nuvem privada

Uma possível desvantagem da nuvem privada é que a empresa precisa dispor de uma equipe de TI qualificada para manter os serviços em pleno funcionamento, realizando as manutenções necessárias, caso opte por ter os data centers físicos no próprio ambiente.

Também há uma limitação na escalabilidade, devido à capacidade de investimento e tempo necessário para adequação. Esses fatores aumentam os gastos e fazem com que esse serviço tenha um custo mais elevado.

Nuvem pública x nuvem privada: qual escolher para o seu negócio?

Se você tem dúvida entre esses dois modelos, saiba que, em geral, a primeira é mais indicada para empresas que necessitam de recursos de tecnologia voltados à computação em nuvem, mas que não querem fazer investimentos muito altos em TI.

Outra recomendação é para aqueles negócios que precisam de disponibilidade rápida de acesso, pois como o servidor já está pronto, os recursos podem ser utilizados rapidamente após a contratação.

Já a nuvem privada costuma ser adotada por empresas que lidam com dados sensíveis e de maior sigilo. Geralmente, são grandes corporações, como instituições financeiras, agências governamentais ou empresas que possuem uma cultura mais rígida de controle interno, que podem ser de médio a grande porte.

Portanto, para definir qual tipo é mais recomendado para o seu negócio e escolher entre nuvem pública x nuvem privada, basta entender o nível de sigilo de informação que será tratada e qual a capacidade de investimento.

Seja em nuvem pública ou nuvem privada, a Etherium Tech possui a solução mais adequada às necessidades da sua empresa. Se você procura por virtualização e hospedagem, entre em contato e agende agora mesmo uma reunião.

Leave a comment