Nuvem Pública: O que é, como funciona, quais suas vantagens e desvantagens

Nuvem Pública: O que é, como funciona, quais suas vantagens e desvantagens

A necessidade por armazenamento e processamento cresce cada vez mais nas empresas, e a nuvem pública surge como grande aliada nesse sentido. Inclusive, segundo a Gartner, os gastos com Nuvem Publica irão aumentar 18% em 2021, indo de US$ 257,5 bilhões, em 2020, para US$ 304,9 bilhões.

O conceito da nuvem pública é amplamente difundido entre as pessoas, sendo semelhante aos serviços utilizados comumente, como DropBox ou OneDrive Microsoft, por exemplo. Ainda assim, possui algumas distinções focadas nas necessidades de companhias e organizações.

Ao contrário das soluções de nuvem privada e híbrida, aqui o servidor cloud é compartilhado entre vários usuários, incluindo o seu poder de performance e de processamento de dados. No entanto, vale a pena lembrar que as informações salvas ali são exclusivas de cada empresa usuária do serviço.

Ficou interessado no assunto e quer saber mais sobre a nuvem pública, quais suas características e por que escolhê-la?  Continue neste texto!

O que é nuvem pública?

De maneira reduzida, podemos definir o modelo de nuvem pública como uma solução na qual a infraestrutura e serviços de TI sob demanda são compartilhados por várias empresas através da internet. Geralmente, inclui recursos de armazenamento, aplicativos e até mesmo máquinas virtuais.

Como funciona a nuvem pública

Na solução de nuvem pública, a provedora de serviços conta com uma infraestrutura de TI robusta própria e oferece os recursos de processamento e armazenamento a diversos clientes de forma simultânea.

Através da nuvem pública é possível usar, de forma virtualizada, aplicativos, e sistemas – entre outras alternativas. Todo o acesso é remoto, feito através da internet.

Como toda a infraestrutura é compartilhada na nuvem pública, ela se torna mais acessível para diferentes tamanhos de empresa, requerendo menor valor de contratação.

Além disso, o modelo permite o redimensionamento de maneira mais fácil e rápida, de acordo com a demanda da empresa contratante.

Seu principal diferencial, em relação às alternativas privadas e hibridas, é que o servidor não está disponível apenas para uma única companhia. Para uma solução de processamento exclusiva, ou seja, um servidor de nuvem dedicado é preciso contratar a nuvem privada.

Vantagens de uma nuvem pública

Como vantagens da nuvem pública, destacamos o custo mais baixo de investimento, além de um processo de implementação mais ágil. A seguir, iremos explicar os principais recursos dessa solução:

Custo Reduzido

Quando se fala sobre nuvem pública, é preciso destacar que esse é um serviço realizado por terceiros.  Dessa maneira, a empresa contratante não tem a necessidade de adquirir a infraestrutura necessária para prover uma solução em nuvem.

Por conta disso, é possível dizer que o custo da infraestrutura é reduzido, já que a organização deixa de gastar com diversos pontos. A equipe de TI pode ser menor, bem como a estrutura necessária para que o negócio continue rodando de forma saudável. Se é escalabilidade e redução de custos que está buscando, essa pode ser a melhor opção.

Possível Escalabilidade

Diversas empresas ainda contam com data center e servidores próprios. Ainda que seja uma estratégia positiva, apresenta alguns fatores que impedem a escalabilidade caso necessária.

A nuvem pública, por outro lado, permite esse crescimento da companhia de forma eficaz. Isso se dá por conta dos provedores, que já possuem todos os recursos necessários para isso. No caso de necessidade, em alguns cliques é possível conseguir mais espaço ou capacidade de processamento.

Contratação e Configuração Simplificadas

Outro ponto positivo da nuvem publica é a contratação simplificada. O motivo disso está nos serviços on demand já disponíveis no mercado. Tudo pode ser feito de maneira bastante rápida.

Além disso, é possível configurar a ferramenta para as necessidades da companhia sem muito esforço. Com isso, entende-se que essa é uma solução de fácil aplicação. Mesmo com a atenção necessária para se implantá-la de forma assertiva, toma tempo reduzido, podendo ser contratada a qualquer momento e por qualquer companhia.

Mais desempenho

Por fim, é preciso destacar o melhoramento no desempenho de uma companhia que utiliza tal solução, especialmente se comparado ao uso de servidores locais. O principal fator que possibilita isso é a melhor adequação de gestão de arquivos.

Com a plataforma em nuvem pública, é possível deixar os servidores da empresa focados em seus serviços. Isso significa que o processamento local fica muito mais rápido, enquanto a captação, manutenção e armazenamento de dados ficam todos à cargo da empresa terceirizada.

Desvantagens de uma nuvem pública

Como qualquer outra mudança tecnológica, a adoção de uma nuvem pública também traz algumas desvantagens. É preciso focar, entretanto, no fato de essas desvantagens não serem, necessariamente, aplicadas na comparação com servidores comuns. Em geral, se apresentam quando contrastadas às nuvens privadas e híbridas.

Recursos Divididos

Como já explicado no texto, a principal característica da nuvem pública é o compartilhamento de recursos entre várias empresas. Isso quer dizer que o contratante não recebe o total de capacidade do servidor externo contratado.

Por conta disso, é possível que haja problemas técnicos inexistentes nas outras modalidades. Exemplos disso são os períodos de instabilidade e as quedas em momentos de pico. Esses, normalmente, ocorrem quando muitos dos usuários — de diversas empresas — tentam acessar a rede ao mesmo tempo.

Segurança

Antes de iniciar esse tópico, é preciso ressaltar que essa é uma desvantagem somente quando comparada à nuvem privada. Ainda que haja sim riscos de vazamentos, eles são mínimos, já que os provedores desse serviço seguem rigorosas normas de proteção de dados.

Ainda assim, a possibilidade de ter seus arquivos invadidos, corrompidos ou furtados é maior na nuvem pública.  Isso pode ser um problema para empresas que possuam diretrizes rígidas quanto ao assunto, seguindo regras governamentais e de compliance. Nesse caso, o recomendado é optar pela nuvem privada.

Invista na nuvem pública com parceiros experientes!

O conceito de nuvem pública está em alta e cada vez mais empresas investem nessa tecnologia. Os benefícios são muitos, e já se apresenta como uma solução muito superior ao armazenamento físico.

Para investir em uma solução como essa, é ideal contar com parceiros que sejam especialistas no assunto. A EtheriumTech é uma empresa com vasta experiência em soluções para TI, e tem tudo que sua companhia precisa para se modernizar.

Ficou interessado? Entre em contato com a EtheriumTech para mais informações.


Leave a comment