Tecnologia EtheriumTech contribui na expansão da conectividade do município de Marília

A startup é a responsável pelos recentes projetos de ampliação tecnológica, com serviços ligados diretamente a população

Em meio as adversidades ocasionadas pelo novo coronavírus, em 2020, o processo da transformação digital em empresas privadas e gestões públicas ocorreu de maneira acelerada. A Prefeitura Municipal de Marília, assim como as demais administrações públicas, incorporou com mais afinco processos digitais que já haviam sido iniciados antes mesmo da pandemia.

A startup EtheriumTech, especializada em infraestrutura de Cloud Computing e Data center, realizou mudanças no município em conjunto com a área de tecnologia da prefeitura. Com base em um estudo técnico a solução foi apresentada após minuciosa pesquisa e diagnóstico, onde o levantamento de pontos de melhorias foi sugerido de modo customizado para atender as necessidades da gestão e da população.

O CTO da EtheriumTech, Márcio Lima, destaca que o primeiro passo se deu pela adesão do sistema de Cloud Computing, com o objetivo de iniciar a jornada do município para a computação em nuvem, diminuindo a complexidade da administração e sustentação da infraestrutura on premisse, termo utilizado para definir a infraestrutura tradicional, localizada fisicamente na prefeitura. Entretanto, o município opera na modalidade híbrida, ou seja, ainda existem sistemas físicos ativos que operam dentro da prefeitura e outra parte se encontra em nuvem.

“Após a implantação da Cloud Computing foi realizada a ativação de outros serviços customizados em relação a organização, controle de acesso, otimização de processos, alta segurança e melhoria da governança dos ativos. Desta forma, foram iniciadas otimizações para o funcionamento tecnológico do município, incluindo serviços essenciais à população e que abrangem diversas Secretarias”.

Na expansão da conectividade e ampla interação dos serviços do município com a população, se encontram grandes projetos, como: direcionar a biblioteca da cidade para a tecnologia em nuvem, assim como os reativar os serviços do e-SUS – serviço eletrônico do SUS, regido pelo DATASUS, empresa de processamento de dados do Governo Federal.

“Aprendemos muito com os nossos clientes durante o processo de pesquisa e depois de consolidarmos a infraestrutura, continuamos o trabalho de avaliação e melhoria contínua. Em novas análises identificamos oportunidades de atuação no e-SUS, onde o trabalho é operado em quatro mãos. O sistema se encontra em nossa infraestrutura e a prefeitura atua conforme suas estratégias”, relata Lima.

Além da infraestrutura em cloud, novas ferramentas foram adicionadas, como o Analytics, que promove análise preditiva do sistema único de saúde para que o município obtenha informações para o planejamento da saúde no futuro. Sendo este um trabalho de aperfeiçoamento para ampliar o atendimento à população.

Marília é o primeiro município a usar o e-SUS totalmente digital

Em parceria com o DATASUS, a startup aprimorou as funcionalidades do aplicativo e permitiu excelente performance para o total funcionamento eletrônico. Tornando-se assim um grande avanço para o município e para a população, que se beneficiará com a otimização no fluxo do atendimento, agilidade no agendamento e melhorias nos cuidados com a saúde. O município, por sua vez, obtém redução de custos na otimização de recursos, aperfeiçoamento do atendimento e compartilhamento de informações com o Ministério da Saúde.

Com a ferramenta Analitycs, o gestor de saúde e a Secretaria como um todo, ganham insumos para atuar em avanços a partir da consolidação de informações que possam contribuir na tomada de decisão futura.

Para projetos futuros, a EtheriumTech que atua em parceria com a Prefeitura no trabalho de sustentação e expansão tecnológica do município, está implantando a mais avançada tecnologia para engrandecer a análise com algoritmos de inteligência fiscal, no sentido da previsibilidade futura com base no passado.

Sobre a EtheriumTech

A EtheriumTech é uma empresa especializada em infraestrutura cloud e data center, promovendo experiências personalizadas aos seus clientes, com base no novo conceito de tecnologia que visa oferecer serviço sob demanda, melhor custo-benefício, agilidade, qualidade e segurança. Conheça mais: https://www.etheriumtech.com.br

Márcio Lima – CTO (Diretor de Tecnologia) da Etherium Tech | Graduação em Processamentos de Dados e Redes de Computadores e MBA em Segurança da Informação, pelo Centro Universitário UniMetrocamp Wyden em Campinas | Atua há 19 anos, nos seguintes segmentos: Infraestrutura de TI, DevOps e Segurança da Informação – dedicando-se nos últimos três anos às tecnologias para Proteção de Dados.

Texto por Milene Rolan

Informações à imprensa

Milene Rolan | imprensa@etheriumtech.com.br

Tel.: 11. 4153-2945 / 99246-5780

Leave a comment