Disrupção Digital: A mudança definitiva nos modelos de negócios através de soluções tecnológicas

O cenário definido pelo Covid-19 possibilitou espaço para as empresas compreenderem a necessidade de seguir em novas direções, como o da disrupção digital

Com a necessidade gerada pela pandemia do Covid-19, muitas empresas adotaram nova postura diante de recursos tecnológicos e seguem apostando em demais soluções que possam levar seus negócios ao futuro com mais atualização, segurança e autonomia. Com a disrupção digital é possível concretizar as mudanças de paradigmas que vem ocorrendo na cultura organizacional das empresas. Esse conceito consiste na digitalização de serviços e ambientes, que surgiram há um tempo, porém atualmente acontece de maneira acelerada.  

Se antes a ideia de ter uma conta no banco sem sair de casa era impossível, hoje já é normal. Assim, o que remete os modelos de negócios e as mudanças que estão sucedendo logo farão parte da cultura de todos. A ideia de trabalhar de casa, ter acesso remoto e quebrar o paradigma de não se ter mais o espaço físico para trabalhar era algo impensável. Entretanto, todos se adaptaram à nova realidade e se atentaram aos benefícios como não ter translado dos colaboradores e a exaustão de enfrentar o trânsito e o transporte público e, ainda, a economia gerada para as empresas que antes dependiam do espaço físico e outros fatores de estrutura para adaptar o local aos colaboradores. 

A disrupção digital é extremamente relevante para as empresas que desejam seguir com as novas tendências e não perder espaço no mercado. O serviço oferecido e desenvolvido pelas empresas de tecnologia da informação, possibilitam que o trabalho que está fisicamente na empresa e em seus servidores sejam levados a uma única estrutura digital, não sendo mais necessário ter o espaço físico para que a empresa funcione e nem dispor de salas para hospedar os servidores.

Para o CTO da EtheriumTech, Márcio Lima, tudo que as empresas possuem na estrutura física é possível levar para a estrutura digital e entregar o serviço com segurança, controle no trânsito das informações e manter o respeito à privacidade do cliente. “Todas as soluções desenvolvidas pela empresa têm como prioridade manter a autonomia do cliente, sendo este responsável pela administração e estratégia do ambiente. As soluções de virtualização oferecem serviço de área de trabalho virtual, onde se quebra o conceito da necessidade dos equipamentos e do computador físico da empresa”, ressalta Lima.

O escritório virtual pode ser acessado de qualquer lugar que disponha de internet e com um computador normal, sem a necessidade de ser ultramoderno. Por meio dessas soluções também é possível que os acessos sejam feitos em ambientes controlados, com proteções de segurança e monitoramento de rede.

Tais rupturas de cultura surgem para somar a um conceito coletivo de otimização de serviços, que podem aumentar a produtividade e a entrega de serviços. Nenhum segmento conseguirá se manter com o pensamento de antes, pois o momento se faz necessário compreender que os modelos de negócios mudaram e podem ser extremamente positivo para todos os lados. De fato, nem todas as empresas estavam preparadas ou tinham a cultura e maturidade para realizar tais mudanças e, com isso, tudo ocorreu de maneira desorganizada. A falta de planejamento para atender uma necessidade aconteceu com muitas empresas, contudo as coisas tendem a se acalmar e facilitar o entendimento de novas necessidades, como o controle e o aumento da segurança digital.

“Acredito que agora que a poeira está baixando e a maioria das empresas já se adaptaram e entenderam que existe um plano B, irá surgir uma segunda onda de necessidade com a segurança digital, fazendo com que este mercado cresça muito. A questão do controle das atividades, por exemplo, como que o gestor vai fazer a boa gestão de forma remota, a estruturação de suporte técnico, acompanhamento de métricas e indicadores de performance dos atendimentos. Assim, serão abertas muitas frentes de negócios de disrupção digital e novos mercados”, destaca Márcio.

Com a quebra de tantos paradigmas as empresas estão compreendendo fatores que talvez antes não fossem bem definidos dentro da gestão, como a importância de investir em tecnologia para o seu negócio e entender que quando bem implantadas e executadas podem gerar valor para o ecossistema do negócio – tanto para clientes quanto para fornecedores.

Foi pensando nessa demanda que a EtheriumTech dispõe de um grande diferencial em seu portfólio de serviços, em que conseguem viabilizar o universo tecnológico de ponta para empresas de médio e pequeno porte. Além de atenderem os grandes players, a organização se preocupa em fornecer os recursos mais modernos de cloud para empresas menores.  

“Esse modelo de negócio é destinado a qualquer tipo de negócio, em que o cliente terá o melhor custo-benefício, pois o serviço é sob demanda. Este novo conceito engloba o suporte de especialistas em verticais muito importantes de novas áreas da tecnologia para viabilizar a jornada digital das empresas, como como a data science, inteligência artificial e devops que englobam novos concepções de serviços. Desta forma, promovemos um serviço dentro dessa nova concepção, que engloba atualização, agilidade, qualidade e segurança”, conclui Lima.

__________________________________________________________

Sobre a EtheriumTech

A EtheriumTech é uma empresa especializada em infraestrutura cloud e data center, promovendo experiências personalizadas aos seus clientes, com base no novo conceito de tecnologia que visa oferecer serviço sob demanda, melhor custo-benefício, agilidade, qualidade e segurança. Conheça mais: https://www.etheriumtech.com.br

Fonte para entrevista

Márcio Lima – CTO (Diretor de Tecnologia) da Etherium Tech | Graduação em Processamentos de Dados e Redes de Computadores e MBA em Segurança da Informação, pelo Centro Universitário UniMetrocamp Wyden em Campinas | Atua há 19 anos, nos seguintes segmentos: Infraestrutura de TI, DevOps e Segurança da Informação – dedicando-se nos últimos três anos às tecnologias para Proteção de Dados.

Informações à imprensa

Milene Rolan | imprensa@etheriumtech.com.br

Tel.: 11. 4153-2945 / 99246-5780

Leave a comment