Cloud Computing: para que serve?

Cloud Computing: para que serve?

A necessidade de atingir resultados mais expressivos e a preocupação em reduzir custos têm estimulado empresas do mundo inteiro a investir em computação em nuvem. Contudo, não basta aplicar recursos financeiros para obter sucesso com essa tecnologia, também é fundamental responder a uma simples pergunta: cloud computing para que serve?

Essa tecnologia tem como uma das principais vantagens  aumentar a mobilidade de funcionários. Assim, é possível, por exemplo, formar equipes remotas para executar diversas atividades, o que ajuda a elevar o nível de produtividade.

Com a pandemia do novo Coronavírus (Sars-CoV-2), essa tendência passou a ser ainda mais importante no mundo corporativo, já que evita a transmissão da doença e mantém os serviços disponíveis para o público-alvo.

O surgimento do “Novo Normal” também colaborou para o maior uso dessa tecnologia. Uma prova disso é que o mercado mundial de nuvem pública deverá crescer em 6,3% em 2020, de acordo com pesquisa da consultoria Gartner. Neste artigo, destacaremos diversos aspectos que comprovam valer a pena investir em cloud computing. Confira!

Para que serve a Cloud Computing?

Há diversos benefícios de adotar esse recurso, independentemente do porte da empresa. Para você entender isso melhor, vamos detalhar pontos que justificam o investimento. Acompanhe!

Possibilitar o trabalho remoto

Os clientes e o mundo corporativo exigem cada vez mais flexibilidade para resolver as demandas com rapidez. Esses fatores e o isolamento social, provocado pelo Covid-19, contribuíram para o home office ser imprescindível para muitas empresas no cenário atual.

Para o trabalho remoto ser efetivado na prática, é relevante que haja uma infraestrutura de TI de ponta. A melhor maneira de obter isso com facilidade é por meio da cloud computing.

Por isso, é recomendado utilizar uma tecnologia que propicie, ao mesmo tempo, um grande dinamismo para a equipe e um elevado grau de segurança da informação, fator crucial para conquistar a confiança dos stakeholders.

Armazenar dados

É comum haver este questionamento: cloud computing para que serve? Mas uma das melhores respostas envolve a capacidade de armazenamento de dados. Afinal, esse serviço exige planejamento e recursos tecnológicos avançados para ser executado de acordo com as melhores práticas do mercado.

O armazenamento de dados é um item muito importante para as empresas, porque é uma forma de cuidar não apenas dos dados institucionais, mas também das informações dos clientes.

Contar com um suporte extremamente qualificado contribui, de maneira bastante positiva, para evitar problemas com vazamentos de informações, responsáveis por provocar danos financeiros e de imagem. 

Realizar backups

Uma das principais vantagens da computação em nuvem consiste na realização de backup, ou seja, de cópias das informações institucionais. Essa medida é crucial para manter dados corporativos e agilizar o restabelecimento dos serviços, caso haja algum imprevisto relacionado com problemas na rede ou em softwares.

Conhecido também como cópia de segurança, o backup deve ser feito periodicamente e de maneira bastante atenta para garantir a preservação das informações consideradas indispensáveis por uma organização.

À medida que esse serviço é realizado de forma profissional, menores são os riscos de uma companhia ficar sem nenhum acesso aos dados corporativos. Esse é mais um dos aspectos que justificam investir na computação em nuvem.

Reduzir os custos com infraestrutura

A maioria dos equipamentos de infraestrutura de TI são importados, ou seja, têm preços cotados em dólar, moeda que está sendo cada vez mais valorizada em comparação com o real. Em virtude disso, é preciso fazer uma avaliação muito precisa da conjuntura para verificar se realmente vale a pena apostar em um datacenter próprio.

Além do custo de aquisição elevado, contar com equipamentos de Tecnologia de Informação de ponta exige gastos consideráveis com manutenção. Isso deve ser avaliado por empreendedores e gestores de TI, porque as empresas precisam ser competitivas para estarem fortes no mercado.

E, em muitos casos, os investimentos pesados em uma infraestrutura própria de Tecnologia da Informação não são o melhor caminho para buscar ações com foco no aumento da produtividade, das vendas e dos lucros.

Centralizar informações

Quer mais um bom exemplo para responder à pergunta: cloud computing para que serve? Então, é recomendado saber que essa tecnologia contribui, de forma expressiva, para centralizar as informações empresariais.

Algumas organizações optam por ter mais de um Data Center. Nesse caso, os dados podem ficar espalhados, ou seja, distribuídos em vários ambientes. Caso um desses locais enfrente um problema de disponibilidade, há o risco de as informações corporativas ficarem inacessíveis durante um período.  

Permitir que a sua empresa escalone

É muito comum que as companhias tenham momentos de alta ou de baixa demanda. Um bom exemplo é o setor de varejo, que é mais procurado pelos consumidores em datas especiais, como o Natal.

Essa época do ano exige uma maior capacidade de armazenamento e de disponibilidade de informações. Para conseguir isso de maneira rápida e flexível, uma excelente alternativa é contar com um provedor de computação em nuvem.

As empresas necessitam de uma infraestrutura de TI escalável, mas isso, na maioria das vezes, somente ocorre por meio da terceirização dos serviços de armazenamento de dados.

Economizar espaço físico

Além de exigirem um grande investimento para a prestação de serviços de alto nível, os equipamentos de TI ocupam um grande espaço.

Mesmo que o home office esteja em evidência, é importante aproveitar o imóvel da instituição da melhor maneira possível, ou seja, com foco no que é realmente indispensável para agregar valor aos clientes e se diferenciar da concorrência.

O bom aproveitamento do espaço é uma medida válida para melhorar o ambiente organizacional, o que colabora para os funcionários estarem mais satisfeitos com as condições de trabalho e serem mais produtivos.

Criação de aplicativos e serviços inovadores

Uma infraestrutura tecnológica mais robusta, atualizada e segura possibilita priorizar a criação de serviços digitais que aperfeiçoem o relacionamento com o público-alvo. Se uma empresa, por exemplo, desenvolve um app que facilita as compras e o atendimento, vai ter mais chances de fidelizar os clientes.

Essa é mais uma situação que mostra como é vital entender a resposta a esta pergunta: cloud computing para que serve? Se os gestores assimilam os motivos de explorar essa tecnologia, contribuirão bastante para uma empresa crescer de maneira sustentável.

Esses foram apenas alguns exemplos das inúmeras possibilidades que a Cloud Computing pode trazer para a sua empresa. A EtheriumTech conta com profissionais especializados que estão preparados para auxiliar a sua empresa a migrar e gerenciar a nuvem de maneira efetiva. Deseja saber mais? Entre em contato conosco. Teremos enorme prazer em ajudar.

Leave a comment