o que é cloud computing

O que é Cloud Computing: entenda tudo aqui

O Cloud Computing é uma tecnologia inovadora, capaz de tornar sua empresa mais competitiva e se destacar frente à concorrência. Entenda mais! 

Hoje, entender o que é Cloud Computing não é mais um diferencial, mas uma obrigação. A tecnologia de computação da nuvem chegou e já revolucionou o mercado, bem como a produtividade e o potencial de crescimento das empresas.  Trata-se da base para o cenário corporativo moderno — e, se já não é, se tornará essencial para o seu negócio. 

Não por menos, segundo a consultoria Gartner, o mercado de Cloud Computing pode atingir valor de mercado de mais de US$ 364 bilhões de dólares. 

Então, que tal entender o que é Cloud Computing, sua relação com a virtualização, assim como suas vantagens e desvantagens? Abordaremos tudo neste conteúdo. Continue a leitura para seguir aprendendo! 

O que é Cloud Computing? 

Hoje, não é complicado entender o que é Cloud Computing, simplesmente porque estamos imersos nela. A computação na nuvem é uma evolução natural da tecnologia de armazenamento e processamento de dados. 

Se antes isso era feito em grandes e poderosos (porém caros e rapidamente obsoletos) hard drives, agora é realizado diretamente na Internet. Ou seja, para aplicações que rodam na nuvem, o acesso é realizado via navegador ou aplicativo, por exemplo. 

O mesmo acontece com armazenamento: não é preciso que a empresa compre um data center próprio. 

Imagine os custos dessa operação, considerando gastos com energia, manutenção e atualização? Realmente, é muito menor. Além disso, o uso da Cloud Computing é altamente escalável — praticamente sem limites. E o acesso aos dados segue a mesma dinâmica: via navegador ou web, sem complicações. 

Além disso, para entender o que é Cloud Computing e como funciona, é preciso, antes, compreender os seus tipos. Isso mesmo, quando falamos de computação na nuvem, estamos nos referindo a: 

Nuvem Pública 

O provedor disponibiliza a mesma infraestrutura para todos os clientes, compartilhando os recursos de forma padronizada. Nesse caso, cada cliente tem um espaço “alugado” dentro de um servidor público, que pode dividi-lo entre mais clientes, apenas isolando os ambientes um dos outros. 

Nuvem Privada 

Neste caso, é um servidor próprio da empresa. Comum em organizações muito grandes e com serviços específicos, como instituições financeiras. Ou seja, é uma nuvem da empresa, desenhada especificamente para atender às suas demandas e com recursos personalizáveis. 

Nuvem Híbrida 

Como é de se imaginar, a nuvem híbrida “mistura” um pouco das duas anteriores — e sua aplicação varia.  Em alguns modelos de negócios, é essencial que uma ou outra aplicação sejam mantidas em servidor privado, assegurando total controle. Porém, o restante da infraestrutura pode ser contratado, diminuindo certos gastos. 

Para que serve e como funciona a Cloud Computing? 

Para compreender o que é Cloud Computing, é necessário também se aprofundar no seu uso prático. Afinal, para que serve e como funciona a computação na nuvem

Alguns anos atrás, o uso de tecnologia atingiu um certo pico: as empresas possuíam computadores e servidores próprios, mas toda infraestrutura de TI era frágil. 

Como assim? 

Dados eram armazenados em cada computador, limitados pelo tamanho de seus HDs. Ou seja, impossível pensar em ser escalável, certo? 

E esse represamento ia além dos dados.  Programas e softwares dependiam de licenças únicas, bem como da instalação via CD ou DVD. Em pouco tempo, qualquer computador atingia seu limite de processamento. Nessa perspectiva, crescer era quase impossível — pois esse processo era muito custoso. 

E há outro ponto a ser considerado: a ascensão dos dados digitais. Cada vez mais, sua relevância cresceu, pois se tornaram insumos valiosos para as empresas.  Através deles, foi possível lapidar estratégias e atingir mais clientes, potencializando o crescimento. 

A Cloud Computing chegou como a solução definitiva para esse cenário e essas demandas, possibilitando que empresas específicas (provedoras, como a AWS, por exemplo) oferecessem apenas a infraestrutura como um serviço. 

Você já deve ter ouvido nesse termo, certo? O IaaS ou Infrastructure as a Service. Ou seja, sua empresa contrata um pacote que diz respeito a toda uma infraestrutura de armazenamento e processamento. Através de um login e senha, basta acessá-la para utilizar seus recursos, seja para executar aplicações ou armazenar dados. 

A revolução que a Cloud Computing provocou foi imensa 

É possível até mesmo traçar um paralelo entre a introdução da Cloud Computing no mercado e a ascensão de grandes empresas de tecnologia.  Redes sociais como o Facebook e o Tik Tok, por exemplo, só existem por conta da possibilidade de armazenar e processar todo conteúdo de suas timelines na nuvem. 

Além disso, a Cloud Computing foi essencial na introdução dos dados digitais em um contexto mais amplo. Agora, praticamente todas as empresas possuem um CRM ou plataforma de marketing que os ajuda a entender as necessidades dos clientes ao processar as informações da base de leads. Tenha ela 100 contatos ou mais de 1 milhão, por exemplo. 

Como a virtualização e a Cloud Computing estão relacionadas? 

E afinal, no meio disso tudo, qual a relação do Cloud Computing com a virtualização? Bom, como explicamos, o mercado passou por uma revolução na qual os servidores privados foram trocados pela nuvem. 

No entanto, no meio desse processo, ocorre a virtualização.

Esse conceito diz respeito à virtualização de servidores. Dentro de um único servidor de altíssima capacidade, a provedora virtualiza diferentes servidores menores e isolados para encaixar seus clientes. Ou seja, ela aproveita do alto potencial de processamento e armazenamento de sua infraestrutura para criar ambiente virtuais que façam o mesmo. 

Porém, isso pode ser feito de forma dedicada a um cliente ou outro — especialmente nas nuvens públicas. Já a Cloud Computing é o conceito por trás do acesso e uso desse servidor virtualizado e seus recursos. Dessa forma, embora conceitos diferentes, a virtualização e a Cloud Computing estão intrinsecamente relacionados. 

Quais os benefícios e desvantagens do Cloud Computing? 

Interessou? Sabemos que é uma tecnologia incrível e que, a cada dia, é melhor desenvolvida. Hoje, a Cloud Computing é a base da computação mundial e canal para grandes revoluções, como a Transformação Digital. 

Além disso, é essencial para consolidação de tecnologias inovadoras, como Internet of Things (IOT), por exemplo. 

Mas além do discurso, como a Cloud Computing é na prática? Ou seja, suas vantagens e, claro, desvantagens? Confira! 

Os Benefícios da Cloud Computing 

  • Redução de custos: Sem a necessidade de renovar e manter uma infraestrutura física, bem como equipamentos e hard drive, você elimina uma boa “fatia” de gastos. 
  • Confiabilidade: Sua infraestrutura é assegurada em um ambiente controlado por uma empresa especializada. Seguindo normas internacionais de segurança, não há chances de dados serem invadidos — apenas quem sua empresa permitir, irá acessar as informações. 
  • Escalabilidade: A Cloud Computing não tem limites, por isso, você contrata apenas aquilo que usa. Se precisar de mais, basta pedir. Simples e direto, sem estresses com upgrades físicos demorados e instalações arriscadas. 
  • Otimiza os processos de TI: Com a Cloud Computing, o processamento de dados é muito mais rápido. Além disso, você pode integrar soluções como CRM e ERP para trocarem informações em tempo real, otimizando tarefas essenciais. 
  • Alta disponibilidade: Todos os recursos que você contratar estarão sempre disponíveis. Sem gargalos, você pode potencializar os fluxos produtivos e tirar o peso da equipe de TI, que pode focar no lado estratégico do seu negócio. 
  • Alta Segurança: É dever da provedora cuidar da segurança de toda infraestrutura, garantindo que apenas técnicos autorizados acessem o ambiente digital. 

As desvantagens da Cloud Computing 

  • Dependência de conexão com a Internet: A Cloud Computing é uma solução moderna, que depende da conexão com a Internet. Em locais nos quais  não chega tão bem, o acesso se torna prejudicado. 
  • A migração pode ser difícil: A jornada para a nuvem não é algo simples. Na verdade, é uma caminhada repleta de desafios — mas que pode ser feita da forma certa, caso sua empresa opte pelo melhor guia. 

A Cloud Computing é definitivamente uma certeza para o futuro do seu negócio. 

Muito mais do que estar alinhado com uma tendência, adotar a computação na nuvem significa que sua empresa está pronta para dar vazão às necessidades dos clientes modernos. 

Com uma infraestrutura cloud, você pode suprir demandas que antes não seriam possíveis. Além disso, sua empresa pode crescer e se desenvolver em tempo recorde, se posicionando como um destaque no mercado. 

Que tal revolucionar a sua produtividade? Conte com a EtheriumTech para isso.  

Especialista em Cloud Computing, a EtheriumTech conta com uma equipe de especialistas preparada para auxiliar seu negócio nos desafios de modernização. Que tal começar a sua jornada agora? Entre em contato

Leave a comment