Virtualização e a Cloud Computing: Como se relacionam para beneficiar a sua empresa

Virtualização e Cloud Computing: Como se relacionam para beneficiar a sua empresa

O termo virtualização não é novo, mas tem tido cada vez mais destaque, especialmente em grandes empresas. Talvez você ainda não o conheça, ou já o tenha ouvido, mas não entenda completamente seu significado.

Existem diversos exemplos de organizações que já utilizam a tecnologia para facilitar suas rotinas. Mais do que isso, são inúmeras as vantagens de aplicar esse tipo de solução em sua companhia.

Para isso, entretanto, se faz necessário entender seu conceito e quais os benefícios que a virtualização pode trazer. Com isso em mente, confira abaixo os principais pontos a respeito do assunto e tire todas suas dúvidas sobre o tópico.

O que é virtualização e como funciona?

A virtualização é um termo que existe há muito tempo, mas que dependia da tecnologia para crescer. Com a grande evolução que ocorreu nos últimos anos, hoje é uma possibilidade para empresas de todos os portes.

Basicamente, essa é uma forma de utilizar diversas aplicações e sistemas operacionais em um mesmo aparelho. Assim, é possível usar diferentes computadores em uma única máquina, sem perda de produtividade ou eficiência.

Para atingir esse objetivo, é preciso que exista o hóspede e o hospedeiro. Neste contexto, o primeiro é o sistema virtual que será utilizado no aparelho remoto. O segundo, por sua vez, representa a máquina e seu sistema operacional original.

Qual a diferença entre Virtualização e Cloud Computing

Uma confusão bastante comum dentro deste tema está na diferenciação de virtualização e cloud computing. Misturar os dois conceitos é algo normal, visto que estes são complementares, ainda que diferentes.

A cloud computing — ou computação em nuvem — é um tipo de arquitetura de TI. Por meio dela, é possível migrar dados, arquivos e e-mails para um servidor, o qual geralmente está fora da empresa.

No caso da virtualização, ela auxilia seu conceito irmão, ainda que tenha outros objetivos. O foco aqui está em garantir uma infraestrutura mais completa à organização, fragmentando o hardware em diversas partes que possam funcionar por meio de um software.

Quais os principais tipos de virtualização

Como qualquer tipo de tecnologia disponível no mercado, a virtualização possui também suas subdivisões. Seus tipos mais comuns, entretanto, costumam se diferenciar por conta de aplicação, tamanho da empresa e necessidades específicas. Ainda assim, são três os tipos mais comuns a se utilizar em uma organização:

Aplicações

Em situações mais simples, os colaboradores possuem a necessidade de utilizar apenas uma aplicação em suas máquinas. Para isso, não se faz necessário utilizar todo o potencial da virtualização.

Com esse intuito, portanto, é possível que o software rode dentro do servidor, podendo ser acessado de qualquer aparelho. É uma ótima maneira de tornar o acesso a determinada aplicação disponível a toda a equipe ou um setor ou funcionário em particular.

Desktops

Outra possibilidade bastante utilizada pelas organizações é realizar a virtualização de desktops. Apresentada como alternativa de meio termo, essa é uma maneira de virtualizar o sistema operacional do servidor, permitindo que seja utilizado em diversos aparelhos.

Essa é uma possibilidade de aumentar a produtividade e diminuir os custos de uma empresa. Além disso, se apresenta como excelente forma de deixar o sistema de fácil acesso a diferentes máquinas.

Servidores

Por fim, uma opção amplamente utilizada pelas empresas é a virtualização de servidores. Por meio desta estratégia, é possível compartilhar servidores físicos em vários virtuais que agem de forma independente.

Nesta alternativa, se vê como vantagem a divisão dos custos do departamento de TI. A melhor parte, porém, é que, ainda que divididas, não há nenhuma perda em termos de segurança ou eficiência.

As vantagens da Virtualização para o seu negócio

Como você deve imaginar, existem diversos benefícios em investir na virtualização para sua empresa. De fato, são tantas as vantagens que se faz necessário selecionar as mais relevantes. Para te ajudar nessa tarefa, abaixo você encontrará os pontos que mais farão diferença após a adoção da tecnologia.

Aumento de Produtividade

O entendimento desse item é bastante simples, visto que só se faz preciso pensar na utilização das aplicações. Por meio da virtualização, todas as máquinas poderão ter acesso a qualquer programa ou sistema operacional.

Com isso, o tempo perdido com a tarefa tende a cair consideravelmente. Mais do que isso, a equipe poderá se dedicar a tarefas que realmente tenham importância para a organização. Chega de tempo perdido com problemas simples!

Redução de Custos

Pode não parecer, mas são inúmeras as variáveis que serão impactadas pela utilização da virtualização. Diversas delas, porém, apresentarão uma consequente redução de seus custos fixos mensais.

Exemplos disso são o consumo de energia, a aquisição de novos softwares e hardwares, a manutenção e alocação das máquinas e a equipe de mão de obra especializada. Ainda que pareçam pequenas, essas reduções juntas podem significar um grande alívio nos cofres da companhia.

Integração de Hardware

Uma situação bastante comum nas organizações é a presença de máquinas que servem para somente um propósito. Na prática, isso significa que, por boa parte do tempo, elas estão inutilizadas, representando um ativo em deterioração.

Para resolver esse problema, a virtualização permite que as funcionalidades da máquina sejam transferidas para um servidor. Com isso, se faz possível que todos os aparelhos recebam tais aplicações, independente da presença dele no hardware específico.

Segurança

Ao ver as colocações acima, você pode estar se perguntando a respeito da segurança da virtualização. Afinal, se todas as máquinas estão conectadas a outra, o que poderá ocorrer com um problema com esta máquina?

A verdade é que cada um dos dispositivos atua de forma independente, mesmo conectados a outros. Dessa forma, qualquer problema de segurança que ocorra com o aparelho físico não afetará nenhum dos outros conectados com ele virtualmente.

Otimização de Processos

Por meio da virtualização, a gestão geral da empresa ficará mais integrada. Com isso, você poderá investir em uma na melhor análise dos dados e otimização das tarefas de sua equipe.

Isso significa que haverá maior colaboração entre funcionários e departamentos. Dessa forma, se otimizam os processos, perde-se menos tempo com tarefas rotineiras e ganha-se tempo.

Otimização do Espaço Físico

Um dos maiores custos de qualquer empresa é o seu espaço físico, tanto de escritórios quanto de estoque. Para resolver essa situação, a virtualização surge como grande aliado.

Com ela, é possível utilizar menos máquinas e, assim, melhorar o uso do espaço dentro da companhia. Como consequência disso, utiliza-se melhor o ambiente disponível, assim como se reduz o consumo de energia da organização.

Conte com parceiros para alavancar sua companhia!

O uso da virtualização tem crescido cada vez mais e, pelo que se vê, será algo inevitável em qualquer companhia. Independente de seu tamanho ou mercado, os benefícios da estratégia são o que a farão competitiva frente ao mercado.

Para investir em uma solução como essa, o ideal é contar com parceiros que sejam especialistas no assunto. Por exemplo, a EtheriumTech é uma empresa com vasta experiência em soluções para TI, e tem tudo que sua companhia precisa para se modernizar.

Ficou interessado? Deseja saber mais? Entre em contato com a EtheriumTech para mais informações.

Leave a comment