Conheça mais sobre o Gerenciamento de Nuvem e por que você deve adotá-lo na sua empresa

Conheça mais sobre o Gerenciamento de Nuvem e por que você deve adotá-lo na sua empresa

A cloud computing é uma realidade na rotina das empresas, essencial para a maioria dos trabalhos hoje em dia, especialmente os relacionados ao back-office. No entanto, sem uma boa gestão, com auxílio de parceiro especializado, nada vai para frente. Por isso, é tão importante investir no gerenciamento de nuvem.

Parte de um mercado em expansão, a cloud computing se tornou base para as atividades produtivas e gerenciais de incontáveis negócios. Muito provavelmente a sua organização usa , extensivamente, recursos na nuvem.

Mas, não pense que se trata de uma exceção: Estimativas da Gartner dão conta que, em 2021, o investimento em serviços de nuvem pública crescerá 18,4%. Em cifras, falamos de US$ 304,9 bilhões.

O que isso significa, na prática? Que mais organizações — e seus concorrentes em potencial — investirão em tecnologia e na nuvem. É por isso que investir em especialistas no gerenciamento de nuvem é tão importante: esse processo vai garantir a flexibilidade operacional e o potencial estratégico para que sua empresa se posicione, agora mesmo, como autoridade no mercado, com processos de gestão 100% otimizados.

Quer descobrir como o gerenciamento de nuvem pode ajudar o seu negócio? Em nosso conteúdo, falamos tudo sobre o tema. Confira!

Gerenciamento de Nuvem: conheça mais a respeito

Como o nome sugere, o gerenciamento de nuvem é o conjunto de ações e práticas para gestão e manutenção da infraestrutura de cloud computing de uma empresa.

Quando a sua equipe de TI conta com a parceria de especialistas no assunto, responsáveis por esse trabalho operacional, ela deixa de investir várias horas em ajustes e na manutenção dos ambientes cloud.

Assim, sua organização consegue realocar as horas do time de TI, voltando seu foco para a estratégia do negócio, e isso é extremamente importante hoje em dia.

Afinal, sabemos que o argumento de “focar na estratégia” é amplamente utilizado. Há vários conteúdos sobre o tema. Mas o que de fato isso quer dizer? Bom, que realmente seu time não precisará se ocupar com tarefas operacionais que não agreguem valor ao negócio.

Ou seja, eles não perderão o tempo “apertando parafusos”, mas de fato terão disponibilidade para atender às necessidades dos negócios e dos seus clientes — como na resolução de problemas em sua solução digital, por exemplo.

O gerenciamento de nuvem é um serviço prestado a todas as empresas, mas geralmente é mais utilizado por àquelas que mantêm infraestrutura privada ou híbrida de nuvem.

Como a solução funciona?

A solução de gerenciamento de nuvem é extremamente flexível, podendo atender às necessidades pontuais ou gerais de uma empresa.

Geralmente, podemos apontar serviços como:

  • Implementação e o gerenciamento dos recursos:
    • aplicativos;
    • bancos de dados;
    • servidores e sistemas de gerenciamento de conteúdo;
  • suporte técnico;
  • gerenciamento das licenças de software;
  • definição de redes privadas virtuais (VPNs);
  • estabelecimento de confiança e segurança da rede;
  • planos de disaster recovery e planos de contingência;
  • monitoramento do desempenho da rede e dos servidores.

A sua vantagem é que todo esse nível de serviços é realizado de acordo com os objetivos, estratégias e plano de ações da sua empresa. Dessa forma, o gerenciamento de nuvem é uma forma de agregar valor ao seu negócio.

Por que você deve realizar o gerenciamento da nuvem na sua empresa?

Um dos principais objetivos organizacionais é manter uma infraestrutura de dados de alta qualidade, que garanta total segurança e disponibilidade. Para isso, o gerenciamento de nuvem é essencial.

O serviço permite melhor integração da sua empresa e dos processos com todo ambiente cloud. Esse cenário positivo é realmente valioso para uma organização! Entre outros benefícios de investir no serviço, podemos falar também de:

Suporte de especialistas

Considerada uma das grandes vantagens do gerenciamento de nuvem, sua empresa conta com o apoio de técnicos, especialistas e analistas que vão auxiliar na gestão dos serviços e ambientes cloud.

Profissionais qualificados e dedicados trabalharão em conformidade com seus objetivos, para melhorar os resultados, aplicando os principais métodos de gestão de TI.

Essa é uma forma de garantir total governança de TI, sendo um tema extremamente importante para empresas que buscam organizar os processos internos. Com o apoio de especialistas, será possível realizar integrações de forma mais eficiente e rápida, o que dá maior poder de competitividade para sua organização.

Mais competitividade

Já que tocamos no assunto, vale se aprofundar: o gerenciamento de nuvem é um serviço que potencializa sua competitividade.

O motivo é simples: o suporte especializado permite maior flexibilidade e dinamismo na execução de ações sobre o ambiente cloud, além de significar que seu time estará apto a lidar com demandas estratégicas. Dessa forma, é possível destinar mais recursos ao setor de TI, melhorando o fluxo de trabalho e impactando positivamente nos resultados do negócio!

Redução de custos

Com o suporte especializado, sua empresa terá uma visão totalmente profissional sobre cada aspecto da infraestrutura de nuvem. Assim, ela permitirá que os técnicos façam sugestões e reajustes de investimentos, evitando gargalos que drenem seus bolsos, otimizando seus gastos!

E claro, o próprio modelo de negócios, que evita a necessidade de contratações internas e gastos com salários e benefícios. Ou seja, você elimina grande fatia de custos operacionais que pesam no orçamento empresarial.

Segurança, confiabilidade e disponibilidade

Ao contar com o serviço de gerenciamento de nuvem, sua infraestrutura ganha mais no quesito segurança e confiabilidade, o que dá mais estabilidade para as tarefas diárias.

Assim, sua organização ganha no quesito disponibilidade, pois as ações práticas e de correção são feitas em tempo real, impactando positivamente na rotina produtiva. O time de especialistas vai monitorar o desempenho de cada frente da infraestrutura cloud, fazendo a melhor gestão de dados.

O gerenciamento de nuvem é um assunto de extrema importância, muito embora diversas pessoas ainda não entendam o benefício real desse serviço, mas com esse conteúdo, esperamos esclarecer suas dúvidas e iluminar suas ideias para que o investimento certo seja feito.

Sua organização está pronta para crescer? Alinhar e organizar a gestão da infraestrutura de cloud computing é o primeiro passo!

Para isso, conte com a Etherium Tech, startup que oferece serviços personalizados e especializados em cloud e data centers. Que tal contar com nossa ajuda para tornar sua operação mais ágil, moderna e autônoma?

Marque uma reunião com um de nossos especialistas

Leave a comment