O que é Nuvem Privada e como ela pode ajudar a sua empresa?

O que é Nuvem Privada e como ela pode ajudar a sua empresa?

O conceito de computação em nuvem já existe há um tempo e muito provavelmente você já utiliza essa solução, no âmbito pessoal. Exemplos disso são os provedores e serviços de nuvem nos quais você armazena suas fotos, vídeos e demais arquivos, por exemplo.

Nesse caso, esses são serviços de nuvem pública, nos quais os recursos são compartilhados por milhares de usuários ao redor do mundo por meio de internet. No entanto, para se ter um armazenamento próprio e mais seguro para a sua organização, se faz necessário investir na nuvem privada, ou ainda do modelo híbrido, em que ambas (pública e privada) são utilizadas.

Nesse conteúdo que preparamos, você irá conhecer melhor sobre a nuvem privada, incluindo suas principais vantagens.

Do seu maior nível de proteção de dados aos demais benefícios à toda a empresa, confira porque optar por essa tecnologia para sua companhia.  Acompanhe!

O que é Nuvem Privada?

Atualmente, entender o que é a nuvem é de extrema importância para qualquer organização. Afinal, a necessidade de armazenamento e troca de informações on-line é cada vez maior, requerendo mais aporte tecnológico nesse sentido.  Por isso, a Cloud Computing é cada vez mais essencial para empresas de todos os portes e segmentos.

Através dessa tecnologia, as organizações poderão migrar diversos serviços locais para servidores remotos. Assim, serão capazes também de aproveitar a capacidade de processamento, o armazenamento de dados e os outros benefícios que a Cloud Computing oferece.

Na nuvem privada, como o próprio nome indicada, toda a infraestrutura é fornecida de forma privativa pelo provedor de serviços. Nela, a hospedagem de dados ou de sistemas é feita em servidor próprio ou em Data Center terceirizado, que é interconectado diretamente à empresa contratante. 

Apesar de semelhantes, existem três modelos distintos de nuvem privada:

  • Nuvem privada virtual: nesse modelo, uma nuvem privada é totalmente isolada, sendo hospedada seguramente em nuvem pública.
  • Nuvem privada hospedada: modelo no qual um provedor faz a hospedagem da nuvem privada localmente ou até mesmo em data center terceirizado. Nele, apesar de poder ser usado em data center terceirizado, outras organizações não compartilham os recursos dessa nuvem.
  • Nuvem privada gerenciada: nesse, o provedor de serviços, além de hospedar a nuvem privada para o seu cliente, também realiza o seu monitoramento e gerenciamento de recursos.

A desvantagem da nuvem privada, dependendo do modelo adotado, é a necessidade de uma equipe especializada de TI trabalhando localmente. Afinal, uma estrutura como essa requer mais conhecimento e apresenta maior demanda do que a versão pública. Porém, para as empresas que necessitam de maior segurança dos dados, devido a compliance ou de maior performance e customização, essa é a solução mais indicada.

Benefícios que a nuvem privada pode trazer

Ainda que tenha esse ponto de atenção, entender o que é nuvem privada e optar por ela pode trazer diversos benefícios. Essas vantagens atingem toda a empresa, trazendo mais segurança e personalização de recursos disponíveis, inclusive com a possibilidade de a empresa alocá-los de acordo com a sua necessidade.

 Mais segurança

O principal benefício da nuvem privada é o maior nível de segurança em relação à nuvem pública. Nela, os dados são armazenados e gerenciados em servidores inacessíveis por outras empresas. E essa característica melhora muito a confidencialidade de dados.

Se o servidor estiver instalado na própria organização, ele é gerenciado pela equipe interna de TI, como dissemos anteriormente. Assim, não há a preocupação com a segurança física de uma infraestrutura externa.

Caso o servidor estiver localizado em data center terceirizado, a mesma equipe interna de TI poderá acessar os dados através de uma rede segura e mais confiável que uma conexão comum de internet, por exemplo.

Maior disponibilidade

Qualquer organização que utiliza de um serviço de nuvem sabe que uma de suas principais vantagens é a disponibilidade. Por meio dessa tecnologia, é possível acessar diversos arquivos e documentos de qualquer lugar do mundo. Em sua variante privada, entretanto, esse benefício se torna ainda mais presente.

Isso se dá pela menor concorrência na utilização do espaço de armazenamento. Afinal, é preciso lembrar que toda essa estrutura está destinada somente à sua empresa, e não a milhares de outros usuários.

Com isso, evitam-se os constantes períodos de instabilidade e quedas de sinal, normais em redes públicas. Além de mais confiável, essa também acaba se mostrando uma opção mais produtiva e disponível ao negócio.

Maior possibilidade de personalização

Não é novidade alguma que diferentes empresas possuem necessidades completamente distintas. Enquanto algumas precisam de mais espaço para armazenamento, outras estão mais preocupadas com a capacidade de processamento.

Por conta disso, entender a flexibilidade e o nível de customização é muito importante. Afinal, por mais que haja certo nível de personalização, as variantes públicas não se adaptam a qualquer situação.

Por isso, contar com uma estrutura personalizada para atender suas necessidades é um grande diferencial. Projetada para aguentar sua demanda, ela pode ser adaptada a qualquer momento e impedir que a companhia fique na mão.

Mais Controle de dados e de infraestrutura

Como falamos, a nuvem privada pode ser hospedada localmente ou em um Data Center terceirizado. Essa característica oferece amplo controle de dados e infraestrutura, permitindo assim intervenção mais ágil quando houver necessidade de alterações.

Invista na nuvem privada com parceiros experientes!

Não importa o tamanho da sua organização. Caso tenha que lidar com dados confidenciais ou o negócio exija nível elevado de customização da cloud e de segurança da informação, o modelo de nuvem privada é a melhor alternativa, sem dúvidas.

Entretanto, para investir em uma solução como essa, o ideal é contar com um parceiro que seja especialista no assunto e consolidado no mercado, como é o caso da Etherium Tech.

A Etherium Tech é uma empresa com vasta expertise em soluções de Cloud Computing, inclusive realizando grandes projetos no setor público e privado, oferecendo tudo o que a sua companhia necessita para se modernizar.

Ficou interessado? Entre em contato com um dos consultores da EtheriumTech para mais informações.

Leave a comment