Por que a sua empresa deve adotar a nuvem híbrida?

Por que a sua empresa deve adotar a nuvem híbrida?

A nuvem híbrida é o próximo passo para as organizações que buscam não apenas sobreviver, mas se destacar no mercado. Afinal, cumprir com as demandas corporativas atuais exige muito mais do que capacidade produtiva das empresas.

É necessário pensar além, promovendo um ecossistema de recursos e uma infraestrutura que possibilite as mais diversas operações da rotina empresarial. A nuvem híbrida entra aí, como recurso essencial.

A computação na nuvem vem sendo, cada vez mais, um mercado em ascensão.  Não por menos, de acordo com a Mordor Intelligence, esse negócio sozinho vai atingir um valor superior a US$ 145 bilhões, em 2026.

Bastante, certo?

Um dos motivos por trás dessas cifras é a adoção da nuvem híbrida, que proporciona maior poder às empresas que se colocam no controle de suas ferramentas e de suas necessidades digitais específicas.

Inclusive, de acordo com a Nutanix, em seu relatório, metade de organizações entrevistadas disseram que aumentaram o investimento em Nuvem Híbrida após a pandemia de Covid-19.

Neste conteúdo, vamos explorar um pouco mais do assunto, entendendo a importância da nuvem híbrida e porque sua empresa deve pensar seriamente em adotar a solução! Confira.

O que é nuvem híbrida

Embora pareça complicado, é fácil entender o que é nuvem híbrida. Como você deve lembrar, além da híbrida, existem outros dois tipos principais de nuvem: a pública e a privada.

A nuvem pública é disponibilizada por um provedor terceirizado, responsável por toda sua hospedagem, gestão, manutenção e segurança. Nela, o cliente paga apenas pelo uso do espaço e dos recursos usados. Além disso, na nuvem pública, os recursos são divididos entre os vários contratantes do serviço.

Já na nuvem privada, todos os recursos de processamento do Data Center na nuvem são disponibilizados para apenas um contratante. Por isso, os custos (manutenção, gestão do servidor etc.) são maiores, mas os níveis de controle e de segurança também são.

A nuvem híbrida é, conforme o nome indica, a união da versão pública e privada. Ou seja, em apenas um ecossistema, os recursos de computação na nuvem são compartilhados entre ambas as clouds – pública e privada.

Como a nuvem híbrida funciona

Podemos dizer que o funcionamento da nuvem híbrida é altamente flexível e depende muito de como a empresa lida com os próprios processos e dados.

Basicamente, o ecossistema se divide de forma bastante lógica, com o ambiente de dados privados sendo utilizado para processamento de informações sigilosas e estratégicas. Já o ambiente público é usado para processos e dados menos sensíveis, com todas essas informações interligadas e acessadas a partir de um único local.

Vale lembrar que a nuvem privada oferece maior controle sobre seu armazenamento, processamento e compartilhamento. Nela, é mais simples impor restrições de acesso, bem como mecanismos de proteção, tornando os dados importantes realmente sigilosos.

Essas características tornam a nuvem híbrida excelente para organizações que necessitam de um tratamento diferenciado para os seus dados, como é o caso das instituições financeiras ou de serviços de logística, por exemplo.

 Nuvem híbrida x Multi-Cloud: você sabe a diferença?

Uma relação que talvez cause alguma confusão é a diferença da nuvem híbrida e a multi-cloud. Pelo nome, podem parecer sinônimos, mas não são exatamente a mesma coisa.

Por padrão, uma nuvem híbrida é multi-cloud, mas a multi-cloud não é necessariamente uma nuvem híbrida.

Vamos esclarecer:

A multi-cloud é o uso de múltiplos recursos de nuvem. Nela, o tipo de nuvem “não importa” tanto, visto que a condição é fazer a mescla dos recursos de nuvens diferentes. O objetivo ao utilizá-la é aproveitar uma nuvem com características distintas e, mais importante, de diferentes provedores.

Ou seja, a multi-cloud pode ser feita em duas nuvens públicas, duas privadas, ou uma pública e uma privada (o que seria, portanto, uma nuvem híbrida).

Já a nuvem híbrida é o uso de recursos de nuvens públicas e privadas — mas, não necessariamente de fornecedores diferentes. Podem ser do mesmo provedor de nuvem.

Independentemente dos termos ou definições de sua preferência, as estratégias de nuvem híbrida e de multi-cloud são tendências na tecnologia corporativa.

Os benefícios da Nuvem Híbrida

Não há como não relacionar a nuvem híbrida com flexibilidade e versatilidade, já que é um tipo de infraestrutura que prioriza o uso de aplicações, sendo perfeita para empresas com diferentes níveis de demandas.

Na prática, no entanto, isso significa muitos benefícios para a empresa. Veja alguns deles:

Flexibilidade e versatilidade

O que queremos dizer quando falamos em flexibilidade e versatilidade da nuvem híbrida, como dissemos anteriormente?

Trata-se do potencial de utilizar diferentes tipos de nuvem, sem perder suas vantagens ou características. Ou seja, é possível transitar entre ambas, integrando ambientes e recursos de modo a se conectarem para o bem do seu negócio.

Redução de custos

O uso de uma infraestrutura híbrida é uma forma de contornar o uso completo da nuvem privada, por exemplo.

A nuvem híbrida permite que você fracione e reduza os custos, alocando os dados mais importantes em ambiente privado e controlado, enquanto aloca os mais comuns em ambiente público.

Ou seja, é uma forma estratégica de conduzir sua infraestrutura de dados.

Recursos escaláveis

Uma nuvem híbrida permite a integração completa entre recursos e serviços, de forma que você possa migrar as operações de forma rápida para o ambiente público (cujo potencial de escalabilidade é praticamente infinito).

Assim, em meio a uma necessidade urgente de demanda, é possível escalonar os recursos de forma ágil, respondendo ao que o mercado lhe pede.

Cloud Bursting

É comum que, ao utilizar a nuvem híbrida, você conviva com picos de demanda. O cloud bursting é uma configuração que balanceia o uso da nuvem privada, encaminhando processos sobrecarregados para o ambiente público.

Dessa forma, você não interrompe serviço algum. Pelo contrário, conquista amplo poder de redundância.

Entendeu a importância da nuvem híbrida? Pode ser uma solução incrível para potencializar a produtividade do seu negócio, modernizando suas operações.

Para transformar-se, porém, é preciso dar os passos na direção certa.

Que tal contar com apoio para isso? A Etherium Tech é uma startup inteligente que oferece serviços personalizados de cloud computing e data centers para os seus clientes.

Entenda como juntos, a sua empresa e a Etherium Tech, podem revolucionar a infraestrutura de dados do seu negócio — com soluções como a nuvem híbrida!

Que tal conversar conosco e entender como essa parceria pode se desenvolver?

Leave a comment