Nuvem pública, privada e híbrida: Conheça as diferenças e descubra a melhor para você

Nuvem pública, privada e híbrida: Conheça as diferenças e descubra a melhor para você

A pandemia de 2020 fez as empresas rapidamente pesquisarem mais sobre nuvem pública, privada e híbrida. Grande exemplo dessa procura e adoção de serviços de Cloud Computing é a própria Microsoft. Em 2020, a sua solução de computação em nuvem, Azure, cresceu 50%, impulsionada sobretudo pela pandemia do Coronavírus.

Afinal, com boa parte de colaboradores trabalhando em regime de home office, era preciso permitir o acesso aos servidores da organização fora do escritório. Exemplos dessa estratégia foram vistos em todos os cantos, em companhias de diversos tamanhos e setores.

Mas, na pressa de disponibilizar os serviços à sua equipe, diversas organizações podem ter feito a escolha errada. Com três opções interessantes no mercado, faz-se necessário entender as vantagens e desvantagens de cada uma. Somente assim é possível compreender, de fato, a solução ideal.

Levando em consideração que as mudanças trazidas em 2020 vieram para ficar, é importante pesquisar mais sobre o assunto. Em um mundo em que grande parte da comunidade trabalha de casa, o acesso à informação será a maior vantagem competitiva que uma organização pode ter.

Ficou interessado no tema?  Confira a seguir as principais diferenças das soluções em nuvem e qual é a melhor opção para você: nuvem pública, privada ou híbrida?

Nuvem Pública, Privada e Híbrida em números

Sempre que há uma revolução em um mercado em específico, existem aqueles receosos sobre a mudança. Muitas vezes, esperam os outros tomarem a iniciativa para, somente então, fazer seu próximo movimento. Se esse é o seu caso, é bom saber que esse primeiro passo foi dado há tempos e por muitas companhias.

Apenas em 2020, de acordo com o IDC, o investimento em soluções de Cloud Computing cresceu 34,4%. Analisando o mesmo período, os gastos com outras estratégias de TI diminuíram em 8%.

Nuvem Pública

É a nuvem mais utilizada no mercado. Na verdade, a grande maioria das empresas a utiliza, principalmente por conta desse acesso facilitado.

Basicamente, ela é fornecida por um provedor, com diversas empresas compartilhando os recursos de um mesmo servidor. Dessa maneira, acaba se mostrando uma solução mais acessível, em que várias organizações se beneficiam.

Por conta disso, entretanto, não é indicada para casos muito específicos, quando há necessidade de excelente performance e segurança reforçada, como é a situação de empresas que tratam de dados sigilosos, por exemplo bancos e seguradoras. Ainda assim, apresenta bom custo-benefício e atende bem a diversas situações.

·        Vantagens da Nuvem Pública

O primeiro grande benefício da nuvem pública frente a privada e a híbrida é o investimento. Sem a necessidade de criar ambiente próprio, é possível contratar a tecnologia para o uso da solução em nuvem do provedor.  Nela, os clientes compartilham apenas a infraestrutura do provedor, ou seja, cada uma tem acesso exclusivo as suas informações.

Oferece escalabilidade praticamente ilimitada, já que para aumentar ou diminuir os recursos utilizados basta entrar em contato com o provedor. Outra vantagem é a plena disponibilidade de provedores, que oferecem planos de todos os tamanhos, custos e especialidades.

Nuvem Privada

A nuvem privada é uma alternativa à sua variante pública, com a diferença de o servidor ser dedicado à empresa contratante e não é compartilhado com outras companhias.

Também há a opção on-premise, em que a infraestrutura da nuvem é alocada na própria empresa, com a necessidade de um espaço interno reservado para todos os servidores além do investimento em hardwares e softwares necessários.

Dessa forma, esta é uma maneira de deixar todo o fluxo de informações internamente. Todos os recursos e funcionalidades são feitos pela empresa e para suas próprias necessidades. Assim, acaba sendo uma solução mais personalizada e de encaixe perfeito com a companhia.

·        Vantagens da Nuvem Privada

O primeiro ponto a se notar sobre a nuvem privada frente a pública e a híbrida é que, basicamente, fornece mais segurança e desempenho, já que os recursos são disponibilizados de forma exclusiva e não mais divididos.

Além disso, quando a solução é on-premise, ela se torna ainda mais confiável, já que pode haver um controle maior sobre os servidores que se encontram internamente. Entretanto, vale a pena lembrar que os provedores de nuvem privada também contam com elevado grau de segurança para com seus clientes.

Da mesma forma, é mais personalizável e feita de acordo com a demanda da empresa. Assim, é um sistema que respeita as normas da companhia e está sempre sob controle desta.

Nuvem Híbrida

A terceira opção dentro desse tema é a nuvem híbrida, que combina a nuvem privada com alguns serviços da nuvem pública. Ou seja, trata-se de uma solução flexível, que utiliza ambas as soluções conforme as necessidades da empresa.  

Na nuvem híbrida, por exemplo, é possível alocar o processamento no ambiente interno e dados no ambiente externo. São diversas possibilidades.

Com isso, se faz possível utilizar o melhor de cada situação para o bem da empresa. Faz-se o investimento necessário no que é preciso, e economiza-se nos pontos que permitem tal decisão.

·        Vantagens da Nuvem Híbrida

Quando comparada à pública e à privada, a nuvem híbrida tem como grande vantagem a união de ambas. Por conta disso, é possível dizer que ela apresenta os benefícios de suas duas irmãs, ainda que seja necessário pagar por ambas.

Dessa maneira, essa estratégia permite que haja escalabilidade, flexibilidade e controle interno. Além disso, a empresa acaba ganhando amplo poder quanto aos custos e dados técnicos.

A rotina da companhia irá ditar a necessidade de uso de cada uma das funções disponíveis, assim como o orçamento. Em determinadas situações, pode-se optar por uma solução, enquanto outras podem necessitar de uma alternativa diferente.

Nuvem Pública, Privada e Híbrida: Qual escolher?

Após entender do assunto, fica claro que as opções de nuvem pública, privada e híbrida são realmente atrativas, atualmente. Ainda assim, a escolha por uma das opções pode variar de acordo com as necessidades de determinada empresa.

Independentemente da preferência, com certeza há uma solução que resolva seus problemas. Para descobrir qual, é preciso ter clareza das suas necessidades e procurar por especialistas no assunto.

A EtheriumTech, por exemplo, é uma empresa com vasta experiência em soluções de Cloud e Virtualização. Todas ofertadas de acordo com o que a sua empresa precisa.

Ficou interessado? Entre em contato com a EtheriumTech para desenvolver um projeto de Cloud Computing que atenda às necessidades da sua empresa ou projeto.

Leave a comment